STF irá julgar se irão fazer uma alteração de ”mãe” por ”parturiente”

  • 16/10/2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar recentemente o julgamento sobre a alteração dos termos “mãe” e “pai” para “parturiente” e “responsável legal” na Declaração de Nascidos Vivos (DNV). O tema faz parte da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 787, que discute a adequação de documentos oficiais para serem mais inclusivos com pessoas trans.

A discussão havia sido interrompida devido a divergências entre os ministros. Alguns deles, como André Mendonça, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, defendem que os termos tradicionais “mãe” e “pai” devem permanecer na DNV, junto aos inclusivos, permitindo a escolha conforme a preferência de cada família.

O caso faz parte de uma ação movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2021, que questiona omissões do Ministério da Saúde quanto aos direitos de pessoas trans em documentos e acesso à saúde. O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, argumentou que a questão perdeu o objeto, já que o Ministério da Saúde alterou o formulário da DNV. No entanto, o ministro Edson Fachin discorda, alegando que a mudança administrativa não é permanente e pode ser revertida em futuras gestões, defendendo que o STF deve firmar um entendimento definitivo.

Com informações da Publicação: "STF irá julgar se irão fazer uma alteração de ”mãe” por ”parturiente”" disponível em NT Gospel.

FONTE: https://ntgospel.com/noticias/politica/stf-ira-julgar-se-irao-fazer-uma-alteracao-de-mae-por-parturiente


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Se apoia em mim

Milly Santanna

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Você Já Imaginou?

Mattos Nascimento

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes